Redação Jornal Americanense

Americana inicia vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários

A vacinação contra a gripe em Americana passou a contemplar novos grupos prioritários a partir desta segunda-feira (17). Além dos idosos com 60 anos ou mais e crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), a vacina agora será disponibilizada também às gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e para quem tem comorbidades.  

A vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A vacina contra a gripe não exige nenhum intervalo em relação aos outros imunizantes do calendário anual, inclusive contra a Covid-19. Portanto, ela pode ser aplicada de forma concomitante às demais vacinas.

Os indivíduos contemplados em todos os grupos devem comparecer à unidade básica de saúde munidos de documento com foto. No caso das crianças, além do documento, os pais (ou responsável legal) devem apresentar, obrigatoriamente, a carteira de vacinação de rotina da criança.

Os trabalhadores da saúde devem apresentar comprovação de vínculo trabalhista, seja por meio de holerite ou carteira profissional.

As pessoas com deficiência permanente só precisam se autodeclarar deficiente, seja motor, auditivo, visual ou intelectual. Já em relação às comorbidades, os indivíduos devem apresentar alguma receita médica ou laudo, ou, na impossibilidade, basta declarar a enfermidade crônica.

A campanha teve início no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Desde o início da campanha, o município vacinou 3.324, equivalente a 4,62% de cobertura. A Vigilância Epidemiológica trabalha com a perspectiva de vacinar em torno de 71.698 mil pessoas, considerando todos os grupos elegíveis.

No dia 24, a Vigilância passa a disponibilizar a vacina aos professores do ensino regular (público e privado), integrantes das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema prisional, indígenas não aldeados e indivíduos privados de liberdade.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

2 out 2023

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (30) um mutirão sobre planejamento familiar nos

Saúde

29 set 2023

A Unacon de Americana foi habilitada pelo Ministério da Saúde e passará a receber R$ 5,6 milhões anuais do Ministério

Saúde

29 set 2023

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou nesta quinta-feira (28) a reforma da Creche Tupã, no bairro Vale das Nogueiras.

Saúde

25 set 2023

A rede de saúde de Americana alcançou a cobertura de 50% nas ações da assistência básica em saúde, garantindo que

Saúde

15 set 2023

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (14) a ampliação da assistência médica 24 horas em Americana com a instalação

Saúde

14 set 2023

A Secretaria de Saúde de Americana está realizando a capacitação de profissionais da rede municipal sobre prevenção ao suicídio nesta