Redação Jornal Americanense

Teatro Manoel Lyra em Santa Bárbara terá nova fachada e hall ampliado

O investimento será de R$ 2,2 milhões, entre recursos próprios e do Governo do Estado de São Paulo, e a previsão de duração da obra é de 12 meses

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste publica nesta quinta-feira (24) o edital de licitação para a remodelação da fachada, ampliação do hall de entrada do Teatro Municipal “Manoel Lyra” e demais intervenções previstas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. O investimento será de R$ 2,2 milhões, entre recursos próprios e do Governo do Estado de São Paulo, e a previsão de duração da obra é de 12 meses.

Entre os serviços previstos estão a remodelação de toda a fachada, reforma dos sanitários públicos, localizados no hall de entrada, reforma do café, ampliação e reforma de todo o hall de entrada, com novo piso, iluminação e decoração, troca da cobertura, troca de todo o piso externo, inclusive do passeio público e novo paisagismo, reforma de todo o pavimento superior, onde encontra-se instalada a Secretaria de Cultura e Turismo e pintura do prédio.

“As intervenções realizadas no Teatro têm o objetivo de oferecer maior conforto ao público que acessará uma das principais sala de espetáculos de toda a região. Pelo nosso teatro já passaram grandes artistas do Brasil e do Mundo, além de grandes talentos de Santa Bárbara d’Oeste, que por meio de seu trabalho, levam alegria e o melhor da Cultura. Em Santa Bárbara valorizamos a arte e a nossa história”, disse o prefeito Rafael Piovezan.

“A remodelação da fachada e ampliação do hall de entrada garantirão que o Teatro Municipal Manoel Lyra ofereça mais conforto ao público que acessará a sala de espetáculos. A identidade da pele de vidro será preservada, porém, ampliada e espelhada para viabilizar a expansão do ambiente de espera, além de incorporar um conceito mais moderno e arrojado à fachada, que também receberá pontos LED para valorizar a arquitetura do equipamento. A substituição do telhado pelo sistema telhas termoacústicas preservará a ótima capacidade sonora do Teatro. Agradeço o empenho do deputado estadual Ataíde Taruel, da Acisb e do CMEC pelo apoio para a execução deste projeto”, complementou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Anteriormente, em 2021, a Prefeitura executou a reforma interna da sala de espetáculos, que ganhou modelo de poltrona mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo, como nova cor, preta; além de atender um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes. Foram instaladas 584 novas poltronas na ocasião.

Além disso, o piso do palco do Teatro foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que oportuniza uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança. Além das substituições das poltronas e carpete, o local também acaba de receber a substituição de parte do forro lambril e é preparada a higienização completa das paredes internas.

Teatro

Inaugurado em 26 de junho de 1995, o Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um espaço criado para resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje é um ícone da cultura e um patrimônio da história barbarense e recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas manifestações culturais: teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense.

O local tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.

Quem foi Manoel Lyra?

O Teatro Municipal recebe o nome de um pioneiro das artes da cena no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável e foi um dos grandes batalhadores pelo teatro amador da cidade nas décadas de 50 e 60, quando existiam os grêmios dramáticos.

Nenê Lyra, como era chamado pelos amigos, foi operador da máquina de projeção do antigo Cine Santa Bárbara e depois do Cine Santa Rosa. Fundou os Grêmios Dramáticos “Os Filhos do Progresso”, “União Operária” e “Santa Bárbara” – esse último junto sua esposa Benedicta Amaral. Destacado como símbolo da arte teatral da cidade, Manoel Lyra morreu em 18 de janeiro de 1973.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

30 set 2023

O Teatro Municipal Lulu Benencase abre a programação cultural de outubro neste domingo (1º) com o musical infantil “Encanto –

Cultura

29 set 2023

Santa Bárbara d’Oeste receberá a segunda edição do Festival Inflama no dia 8 de outubro. O evento sociocultural será, das

Cultura

28 set 2023

Adoninha e Adonópolis, a mascote e o espaço criados pela Editora Adonis, inspiraram o livro interativo “As aventuras de Adoninha

Cultura

27 set 2023

A exposição de arte “Mutação”, do artista Cain, será aberta nesta sexta-feira (29) no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de

Cultura

27 set 2023

Com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Coro Nossa Senhora

Cultura

27 set 2023

O aventureiro novaodessense Luiz Torelli, criador do Projeto “Um.a.Uno” (https://www.instagram.com/um.a.uno/), lança na noite desta sexta-feira, 29 de setembro, sua autobiografia