Redação Jornal Americanense

Bares em Americana já podem instalar mesas e cadeiras em calçadas

O projeto “Ruas Vivas”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana, que tem como objetivo o incremento nos negócios de bares e restaurantes da cidade, autorizou um estabelecimento a ampliar sua área de atendimento com a colocação temporária de mesas e cadeiras nas calçadas e ruas ou em plataformas denominadas “parklets”. Nesse caso, o bar atendeu todas as exigências previstas na legislação e pôde, portanto, aderir ao projeto. Outros dois pedidos estão sob análise dos setores competentes.

Vale salientar que a permissão para ampliação do espaço é concedida pela Prefeitura após análise do projeto apresentado pelos proprietários e a conclusão de que o estabelecimento cumpre com todos os itens exigidos pela Lei 6.620/2022 e pelo decreto 13.172/2023.

“É fundamental que os interessados leiam com bastante atenção o decreto, pois são vários requisitos que precisam ser atendidos. A autorização se dará com o cumprimento de todas as exigências, incluindo avaliações sobre a localização, já que devem ser apenas ruas com pouco movimento, sem obstrução total da passagem, e o devido pagamento de preço público pelo uso”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Os donos de bares e lanchonetes interessados devem protocolar digitalmente um requerimento no site oficial da Prefeitura www.americana.sp.gov.br , no ícone “Americana Inteligente”, e anexar toda a documentação exigida, que será analisada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com base em pareceres da Unidade de Transportes e Sistema Viário da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Toda a legislação sobre o assunto está disponível no site da Prefeitura para consulta. Em linhas gerais, os documentos necessários são:

Pessoa física: cópia do documento de identidade; cópia da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF/MF; cópia do comprovante de residência; Certidão Negativa de Débitos Municipais.

Pessoa jurídica: cópia do cartão de inscrição mobiliária no município de Americana; cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; cópia do CLI – Certificado de Licenciamento Integrado expedido para o estabelecimento; Certidão Negativa de Débitos Municipais.

O pedido, com projeto de instalação anexado, deverá atender às normas técnicas de acessibilidade, às diretrizes estabelecidas pela Unidade de Transportes e Sistema Viário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e atender ainda às normas de proteção à paisagem urbana, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O projeto deverá apresentar planta inicial do local e fotografias que mostrem a localização e esboço da instalação, incluindo sua dimensão aproximada, a largura do passeio público e sua inclinação transversal, todos os equipamentos e mobiliários instalados no passeio nos 20 metros de cada lado do local proposto e descrição dos tipos de equipamentos que serão alocados.

O empreendedor interessado pode tirar dúvidas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no telefone 3475-3550.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Gastronomia

30 set 2023

Foram definidas as 12 cervejarias participantes da Outubeer Americana, que será realizada de 12 a 14 de outubro na Revirada

Gastronomia

28 set 2023

Hortelã, manjericão, açafrão ou alecrim deverão ser utilizados na Categoria Temática da edição Verão do Festival Gastronômico de Santa Bárbara

Gastronomia

14 set 2023

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, anunciou nesta quinta-feira (14) a vinda da rede Outback para o Município.

Gastronomia

14 set 2023

Americana recebe neste sábado (16) a 11ª edição do Bárbaros BBQ, um evento que promete agitar a cidade. O festival

Gastronomia

28 ago 2023

Durante três dias de sabores intensos, a cidade de Americana se transformou no epicentro da culinária com a realização da

Gastronomia

28 ago 2023

O Big Clayton Lanches foi o vencedor do concurso de pratos do primeiro Roteiro Gastronômico de Americana. O lanche “Big