Redação Jornal Americanense

Guardas municipais que salvaram vida de menina ganham homenagem

A ocorrência que rendeu a homenagem à dupla aconteceu em maio de 2017. Na ocasião, a senhora Rose Kozan estava levando a pequena Lorena, de apenas seis meses, para a creche, quando percebeu que ela estava engasgada

Dois patrulheiros da Gama (Guarda Municipal de Americana) foram homenageados nesta quarta-feira (7) por familiares de uma menina que teve a vida salva pela dupla. A ocorrência aconteceu há quase seis anos, mas a homenagem foi prestada agora para que a criança participasse do ato e agradecesse aos guardas pessoalmente. O prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi acompanharam a ação.

Os homenageados foram os guardas Mauro dos Santos Cunha, que já está aposentado, e Sidney Aparecido Moura, ainda na ativa.

A ocorrência que rendeu a homenagem à dupla aconteceu em maio de 2017. Na ocasião, a senhora Rose Kozan estava levando a pequena Lorena, de apenas seis meses, para a creche, quando percebeu que ela estava engasgada. Ela ligou para o marido, o porteiro Antonio Carlos Kozan, que avistou Cunha e Moura em patrulhamento e pediu ajuda.

Os guardas foram até o local onde a mãe e a criança estavam e rapidamente as levaram até o hospital, onde a bebê foi socorrida. Lorena passou sete dias internada, mas se recuperou sem sequelas e hoje tem seis anos.

Lorena e os pais fizeram a homenagem nesta quarta, entregando aos guardas uma camiseta com a foto da menina e outros presentes.

“Se não fosse esses dois anjos aparecerem naquela hora, talvez a Lorena não estivesse aqui conosco. Nós fizemos essa homenagem agora para ela poder entender o ocorrido e agradecer a eles, porque naquele momento eu poderia ter perdido ela, naquele momento eu não sabia como lidar e eles saíram levando ela para o hospital”, afirmou Rose.

Emocionados, os patrulheiros foram apresentados a Lorena e agradeceram a homenagem.

“Na nossa farda, está escrito ‘protetor e amigo’, então na rua a gente tenta fazer o melhor pra todo mundo. Naquele momento, o que a gente pôde fazer a gente fez, e hoje a Lorena está aí e vai ser muito feliz na vida dela. Um reconhecimento desses não é uma coisa simples, era o nosso dever, mas causou esse resultado, fico orgulhoso e me sinto feliz com essa homenagem”, afirmou Cunha.

“Nós fazemos muitas coisas e não somos reconhecidos. Hoje, após quase seis anos, vocês ainda se lembram da gente, então é muito gratificante. Não fazemos as coisas pensando em ser reconhecido, mas só temos a agradecer”, disse Moura.

O prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi acompanharam a homenagem ao lado do comandante da Guarda Municipal, Marco Aurélio da Silva, e outros patrulheiros.

“Parabenizo vocês da família pela atitude, hoje vocês fazem esse gesto de gratidão pelo ato de heroísmo do Moura e do Cunha. Dizem que a guarda foi criada para cuidar dos bens públicos, do patrimônio, e sem dúvidas o maior bem público de uma cidade é a sua população, é o morador e a moradora”, disse Chico.

“A gente ver uma homenagem espontânea assim é muito bonito. Esse reconhecimento é muito bom, dá força para todos os guardas continuarem trabalhando pela população”, afirmou Odir.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

30 set 2023

Na tarde desta sexta (29) uma equipe de bombeiros da cidade de Nova Odessa, São Paulo, foi acionada para atender

Polícia

28 set 2023

Um homem de 21 anos foi preso em Sumaré na tarde desta quarta-feira (27) após cometer um assalto a uma

Polícia

26 set 2023

A Guarda Municipal de Americana (Gama) publica no Diário Oficial desta terça-feira (26) as portarias de contratação de cinco profissionais

Polícia

26 set 2023

Em uma ação rápida e eficaz, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Santa Bárbara D’Oeste prendeu um homem após ele

Polícia

25 set 2023

A Guarda Municipal de Americana iniciou as atividades do 4º Gama Adestra, no sábado (23), com a participação de 170

Polícia

20 set 2023

Nesta terça-feira (19) um inusitado incidente ocorreu na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba. Dois bois soltos na pista