Redação Jornal Americanense

Programa Mamãe Nenê é tema de palestra no “Agosto Dourado no HM”

Gestantes e lactantes do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” conheceram detalhes sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pelo Mamãe Nenê, programa municipal de incentivo à amamentação e atendimento pós-parto em Americana (SP).

O Mamãe Nenê foi o tema da oitava palestra do “Agosto Dourado no HM”, jornada de atividades voltadas à promoção da saúde de gestantes e lactantes.    

A palestra – realizada na Maternidade do HM – foi apresentada pela fonoaudióloga Sandra Regina Possobon, que é a coordenadora do Mamãe Nenê, e pela enfermeira Suelem Daiane Gonçalves da Silva Vieira. As duas integram a equipe multidisciplinar do projeto que ainda possui psicólogo, assistente social, nutricionista e odontopediatra.  

“O Mamãe Nenê já existe há 14 anos, começou com foco no aleitamento materno e depois também passou a atender no pós-parto. A gente faz uma cobertura do desenvolvimento da criança, tendo como foco a prevenção e o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês”, explicou a coordenadora.  

Em sua explanação, as palestrantes contaram às gestantes e lactantes do HM que o programa é voltado para o atendimento de crianças de até 3 anos e 11 meses e que os serviços são realizados no ambulatório no Núcleo de Especialidades e nas creches do município.

“Além de orientações para estimular a criança a mamar, falamos das atenções relacionadas a questões como a introdução alimentar, aquisição de fala e linguagem, vínculo afetivo, desenvolvimento emocional da criança e cuidados com a saúde bucal”, observou a coordenadora.

Durante a palestra, as integrantes do Mamãe Nenê também apresentaram as principais posições de mamada, deram dicas para as mães terem conforto durante a amamentação, mostraram movimentos para massagear o seio e salientaram a importância da rede de apoio.

“O pai é um personagem fundamental dessa rede de apoio às mamães e bebês. Ele pode auxiliar em ações como o banho, trazer água e frutas, segurar o recém-nascido para ele arrotar após a mamada, limpar a casa e lavar a roupa”, listou Sandra. “Também é importante que o pai faça o controle de visitas, principalmente nas primeiras semanas, período em que a mãe fica bastante cansada e o bebê não tem horários regulares”, acrescentou.  

Agosto, mês do aleitamento

No Brasil, agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno ( Lei nº 13.435/2.017). E no mundo também são realizadas inúmeras ações de conscientização sobre a importância do leite materno, vinculadas ao Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto) e à Semana Mundial do Aleitamento (1º a 7 de agosto).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Santa Casa de Chavantes

A organização social (OS) Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração do HM, da Unacon (Centro de Oncologia de Americana) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

2 out 2023

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (30) um mutirão sobre planejamento familiar nos

Saúde

29 set 2023

A Unacon de Americana foi habilitada pelo Ministério da Saúde e passará a receber R$ 5,6 milhões anuais do Ministério

Saúde

29 set 2023

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou nesta quinta-feira (28) a reforma da Creche Tupã, no bairro Vale das Nogueiras.

Saúde

25 set 2023

A rede de saúde de Americana alcançou a cobertura de 50% nas ações da assistência básica em saúde, garantindo que

Saúde

15 set 2023

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira (14) a ampliação da assistência médica 24 horas em Americana com a instalação

Saúde

14 set 2023

A Secretaria de Saúde de Americana está realizando a capacitação de profissionais da rede municipal sobre prevenção ao suicídio nesta